Tecido muscular

Clique na imagem para ampliá-la

Músculo estriado esquelético HE 40x

01. Tecido muscular estriado esquelético da língua – HE –  Detalhe: adipócitos entre células musculares

ORIGINAL

Foto ORIGINAL

Músculo estriado esquelético HE 40x

02. Tecido muscular estriado esquelético da língua – HE – Corte transversal.

ORIGINAL

Foto ORIGINAL

3. Tecido muscular estriado cardíaco em corte longitudinal evidenciando os discos intercalares – Coração de rato – HE.

Foto ORIGINAL

 

Tecido Muscular

O tecido muscular é constituído por células alongadas, de origem mesodérmica, e cheias de miofilamentos proteicos, formados por proteínas contráteis que usam energia obtida através da hidrólise de ATP.

Há três tipos de tecido muscular, de acordo com a morfologia e a localização de suas células: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso.

  • Músculo estriado esquelético: as células (ou fibras musculares) são cilíndricas, multinucleadas, com núcleos localizados na periferia das fibras. Possuem estriações transversais (sarcômeros organizados em miofibrilas). A contração da célula muscular acontece através dos filamentos de miosina e filamentos de actina. Alguns músculos são revestidos por uma camada externa de tecido conjuntivo denso, o epimísio. Já as células musculares são separadas em feixes, revestidas por tecido conjuntivo, o perimísio. Por sua vez, cada célula muscular é envolta pelo endomísio, camada mais interna e delgada do tecido conjuntivo.
  • Músculo estriado cardíaco: células cilíndricas com estriações transversais com um ou dois núcleos centrais, e unem-se por dois discos intercalares, onde se encontram três especializações juncionais: as zônulas de adesão, os desmossomos e as junções comunicantes. Há mitocôndrias nas células musculares estriadas cardíacas do que nas estriadas esqueléticas.
  • Músculo liso: são células alongadas, fusiformes com apenas um núcleo central. São revestidas por lâmina basal e unidas por uma delicada rede de fibras reticulares. É encontrado na parede do tubo digestório, ureteres, bexiga, trato respiratório útero e vasos sanguíneos.

 

Bibliografia consultada

KIERSZENBAUM, ABRAHAM L. Histologia e Biologia Celular – Uma introdução à
patologia. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2ª ed, 2008

JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica / L. Junqueira e José Carneiro. 12ª ed, Rio de
Janeiro : Guanabara Koogan, 2013