Vasos Sanguíneos
Clique na imagem para ampliá-la
|
Vasos Sanguíneos
Os vasos sanguíneos podem ser divididos em: Artérias, Capilares e Veias.
A parede dos vasos sanguíneos consiste em três camadas, da mais interna para a mais externa: túnica íntima (endotélio, tecido conjuntivo subendotelial e lâmina elástica interna); túnica média (camadas concêntricas de células musculares lisas, fibras colágenas e fibras elásticas esparsas); túnica externa ou adventícia (tecido conjuntivo, vasos e nervos).
As artérias conduzem sangue do coração para os capilares. A camada mais espessa nos vasos arteriais é a túnica média. Tipos de vasos arteriais:
– Artérias de grande calibre, ou elásticas: são vasos condutores. Exemplo: a aorta e seus grandes ramos. Estes vasos caracterizam-se por apresentarem uma túnica média espessa, formada por cerca de 70 lâminas (ou limitantes) elásticas fenestradas, entre camadas concêntricas de células musculares lisas.
– Artérias de médio calibre, ou musculares: são vasos distribuidores. Estes vasos apresentam a túnica média formada por muitas camadas concêntricas de células musculares lisas. Entre a túnica íntima e a túnica média há uma limitante elástica interna e, nos vasos maiores, uma limitante elástica externa entre a túnica média e a adventícia.
– Artérias de pequeno calibre: são vasos distribuidores. Apresentam uma camada de células endoteliais achatadas na túnica íntima e de 3 a 8 camadas de músculo liso na túnica média (Figura 3 e 5).
– As arteríolas são vasos de resistência: regulam a distribuição de sangue para a microcirculação por vasoconstrição e vasodilatação. Caracterizam-se por apresentar a túnica média com uma a duas camadas de células musculares lisas. (Figuras 1, 2 e 3)
Os capilares são vasos de trocas, formados por endotélio e lâmina basal.
Existem três tipos de capilares: contínuo (ou somático), fenestrado (com diafragma e sem diafragma) e sinusóide.
Capilares contínuos: formados por endotélio e lâmina basal contínua.
Capilares fenestrados: apresentam poros, ou fenestras, nas células endoteliais e lâmina basal contínua. Há dois tipos: fenestrados com diafragma e fenestrados sem diafragma no poro.
Capilares sinusoides: possuem diâmetro maior que os capilares anteriores; apresentam o endotélio e a lâmina basal descontínuos, com grandes poros na sua parede.
As veias retornam com o sangue dos capilares para o coração. A camada mais espessa nos vasos venosos é a túnica adventícia. Tipos de vasos venosos:
– Vênulas são vasos de trocas, onde preferencialmente ocorre a passagem dos leucócitos para os tecidos. Apresentam diâmetro maior que os capilares e endotélio e lâmina basal contínuos. As vênulas musculares possuem uma camada de células musculares lisas.
– Veias de pequeno e médio calibre apresentam a túnica média delgada (poucas camadas de células musculares lisas) e a túnica adventícia espessa. As veias de médio calibre possuem valvas, dobras da túnica íntima para o lúmen do vaso, para evitar o refluxo de sangue. (Figura 4).
– Veias de grande calibre caracterizam-se por apresentar uma túnica adventícia espessa com feixes de células musculares lisas em arranjo longitudinal.
Para acessar a Anatomia do Sistema Circulatório, clique aqui.
Bibliografia consultada
KIERSZENBAUM, ABRAHAM L. Histologia e Biologia Celular – Uma introdução à patologia. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2ª ed, 2008
JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica / L. Junqueira e José Carneiro. 12ª ed, Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2013