Tecido Cartilaginoso

Clique na imagem para ampliá-la​​​

1. Traqueia. Detalhe: cartilagem hialina e pericôndrio.

Foto ORIGINAL

2. Traqueia. Detalhe: condrócitos e condroblastos.

Foto ORIGINAL

Tecido cartilaginoso

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo especial que atua no suporte de outros tecidos moles, no revestimento e proteção das articulações e ossos, devido à composição de sua matriz extracelular de consistência mais rígida. As cartilagens não possuem vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. As células presentes nas cartilagens são os condrócitos e os condroblastos. Os condrócitos originam-se dos condroblastos e ocupam as cavidades na matriz cartilaginosa chamadas de lacunas.

Há três tipos de cartilagens:

  • Cartilagem hialina: é mais abundante no corpo humano, encontrada no primeiro esqueleto do embrião, nas cartilagens articulares, nas cartilagens das vias respiratórias e nas cartilagens costais. Sua matriz é composta principalmente de colágeno tipo II e a glicoproteína condronectina. Com exceção das cartilagens articulares, as cartilagens hialinas são envoltas pelo pericôndrio, tecido conjuntivo vascularizado, responsável pela nutrição, oxigenação e eliminação dos resíduos metabólicos.
  • Cartilagem elástica: encontrada no pavilhão auditivo, epiglote, laringe e tubas auditivas. Tem sua estrutura semelhante à cartilagem hialina, entretanto, além das fibrilas colágenas do tipo II sua matriz extracelular contém fibras elásticas em abundância, o que a torna mais distendível. Também apresenta pericôndrio.
  • Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem: encontrada nos discos intervertebrais, na inserção de alguns tendões e ligamentos nos ossos e na sínfise púbica. A fibrocartilagem é considerada um tecido intermediário entre a cartilagem hialina e o tecido conjuntivo denso, visto que os condrócitos encontram-se enfileirados entre as fibras colágenas do tipo I, o que torna sua matriz acidófila e mais resistente a tensões exercidas sobre este tipo de cartilagem. Não apresenta pericôndrio.

 

Bibliografia consultada

JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica / L. Junqueira e José Carneiro. 12ª ed, Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2013.

KIERSZENBAUM, ABRAHAM L. Histologia e Biologia Celular – Uma in trodução à patologia. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2ª ed, 2008.