Coração

Clique na imagem para ampliá-la

Coração II

1. Coração

DSC05477

Foto ORIGINAL

Coração I

2. Coração

DSC05480

Foto ORIGINAL

Coração

O coração é órgão responsável por bombear o sangue através dos vasos do sistema cardiovascular. Apresenta forma de pirâmide deitada sobre um de seus lados, sendo sua base um quadrilátero direcionado posteriormente. A partir da base projeta-se o ápice, para frente, para baixo e para a esquerda. Possui ainda quatro faces: a face diafragmática (inferior); a face esternocostal (anterior); a face pulmonar direita; face pulmonar esquerda. Na cavidade torácica o coração se encontra no mediastino médio e fica envolto por um saco fibrosos-seroso chamado pericárdio.

Funcionalmente o coração consiste de duas bombas separadas por um septo.  Uma bombeia sangue pobre e oxigênio, vindo do corpo, para os pulmões e a outra bombeia sangue rico em oxigênio, vindo dos pulmões, para o restante do corpo.  O coração é composto por quatro câmaras. Os átrios direito e esquerdo recebem o sangue do corpo e dos pulmões, respectivamente. Os dois átrios possuem apêndices formados por pequenas bolsas musculares cônicas (aurículas direita e esquerda) que se projetam para a face anterior do coração.  Já os ventrículos, com suas paredes musculares, são responsáveis por efetivamente bombear o sangue. As quatro câmaras são separadas pelos septos interatrial e interventricular.

O sangue chega do corpo inteiro através das veias cava superior e inferior desembocando no átrio direito. Deste ele segue para o ventrículo direito através do óstio atrioventricular. Com a contração ventricular o sangue é forçado para fora do coração, em direção aos pulmões, através do tronco pulmonar. Por ter paredes mais delgadas a força de contração do ventrículo direito é menor que a do esquerdo. Para impedir o refluxo sanguíneo existe um sistema de valvas. A valva atrioventricular direita (ou tricúspide) impede o retorno do sangue para o átrio direito.  É composta de um anel fibroso no óstio atrioventricular e três válvulas (ou folhetos). As válvulas estão conectadas às paredes do ventrículo direito, pelas cordas tendíneas, em estruturas chamadas músculos papilares. No momento da contração as válvulas se fecham impedindo o retorno do sangue. Já para impedir que o sangue bombeado volte ao ventrículo, existe a valva do tronco pulmonar, que consiste de três válvulas semilunares com bordas livres projetadas para a luz do vaso.  Após a contração o retorno do sangue enche os seios pulmonares, formados por essas bordas, forçando o fechamento das válvulas.

Já o sangue que chega dos pulmões, através das veias pulmonares, desemboca no átrio esquerdo. Desse passa para o ventrículo esquerdo através do óstio atrioventricular. O ventrículo esquerdo então, com suas espessas paredes musculares, se contrai bombeando o sangue para todo o corpo, que sai pela artéria aorta. Da mesma forma que no lado direito, o lado esquerdo do coração também conta com um sistema de valvas para impedir o refluxo do sangue. A valva atrioventricular esquerda funciona da mesma forma que a direita, mas por ser composta por apenas duas válvulas também é chamada de valva bicúspide (ou mitral). A aorta também conta com uma valva, para impedir o retorno do sangue para o ventrículo, que se chama valva da aorta. Dos seios de duas das válvulas semilunares da aorta partem as artérias coronária esquerda e direita, responsáveis pela irrigação sanguínea dos tecidos do coração.

Para acessar a Histologia do Coração, clique aqui.

Bibliografia consultada

DRAKE, R.L.; VOGL, W.; MITCHELL, A.W.M. Gray’s, Anatomia para Estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

ZORZETTO, N.L. Curso de Anatomia Humana 9ª ed. São Paulo: Cienbook, 2014.