Tecido Conjuntivo Denso

Clique na imagem para ampliá-la​​​

Esôfago HE 40x

1. Esôfago em Secção Transversal Mostrando o Tecido Conjuntivo Denso Não Modelado – Coloração H.E.

Esôfago HE 40x

Foto ORIGINAL

Tecido conjuntivo denso

O tecido conjuntivo denso é bem resistente às tensões e forças exercidas sobre ele, oferecendo mais proteção aos órgãos e estruturas onde estão presentes. É formado pelos mesmos componentes do tecido conjuntivo frouxo, entretanto contem menos células e mais fibras de colágeno de tipo I. Pode ser dividido em tecido conjuntivo denso modelado e não modelado.

  • Tecido conjuntivo denso modelado: apresenta fibras colágenas I orientadas em uma só direção, alinhadas com os fibroblastos que as sintetizam. A orientação das fibras colágenas I proporciona mais resistência a tensões exercidas em uma única direção. É encontrado nos tendões e ligamentos.
  • Tecido conjuntivo denso não modelado: nesse tipo de tecido, as fibras colágenas não apresentam uma única orientação. Por isso, podem resistir a trações e forças exercidas em todas as direções. Apresenta também fibras elásticas e reticulares. É encontrado na derme profunda da pele e na submucosa dos órgãos.

Bibliografia consultada

JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica / L. Junqueira e José Carneiro. 12ª ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

KIERSZENBAUM, ABRAHAM L. Histologia e Biologia Celular – Uma introdução à patologia. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2ª ed, 2008.