Histologia – Sistema Nervoso Central

Clique na imagem para ampliá-la​​​

01. Neurônios – Córtex de Roedor – Preparação de Golgi – Imagem cedida pela Profª Patrícia de Souza Brocardo (MOR/CCB/UFSC).

ORIGINAL

02. Detalhe dos Neurônios Multipolares – Córtex de Roedor – Preparação de Golgi – Imagem cedida pela Profª Patrícia de Souza Brocardo (MOR/CCB/UFSC).

ORIGINAL

Medula espinhal HE 4x

03.  Medula espinhal de rato – HE – 40x. Visão geral.

ORIGINAL

Foto ORIGINAL

Medula espinhal HE 20x

04.  Medula espinhal de rato – HE – 200x. Detalhe: Canal medular.

ORIGINAL

Foto ORIGINAL

Medula espinhal HE 40x

05.  Medula espinhal de rato – HE – 400x. Detalhe: Substância branca.

ORIGINAL

Foto ORIGINAL

Medula espinhal HE 40x

06.  Medula espinhal de rato – HE – 400x. Detalhe: Substância cinza.

ORIGINAL

Foto ORIGINAL

Sistema nervoso central (SNC)

O sistema nervoso é dividido, anatomicamente, em sistema nervoso central (SNC), formado pelo encéfalo e medula espinhal, e sistema nervoso periférico (SNP), formado pelos nervos e gânglios.

O tecido  nervoso apresenta dois tipos celulares: os neurônios e as células da glia, ou neuroglia. Os neurônios são as principais células do tecido nervoso, especializadas em receber estímulos, processá-los e enviar as respostas através de impulsos nervosos. As células da glia fornecem suporte físico e metabólico aos neurônios. No SNC, há uma segregação entre os corpos celulares dos neurônios e os seus prolongamentos, isso faz com que sejam reconhecidas duas porções distintas, denominadas substância cinzenta e substância branca.
A substância cinzenta é formada principalmente pelos corpos dos neurônios e células da glia. A substância branca é composta pelas fibras nervosas mielinizadas (formadas pelos axônios e sua bainha de mielina) e as células da glia; seu nome se origina pelo aspecto esbranquiçado da mielina.

Medula espinhal

A medula é composta por dois tipos de substâncias, a cinzenta formada por corpos celulares de neurônios e a branca que é constituída por fibras nervosas revestidas por bainha de mielina. A substância cinzenta é encontrada na parte mais interna vista em secções transversais, já a substância branca ocupa a região mais externa da medula espinal, dessa forma estando dispostas ao contrário do cérebro e cerebelo. O canal central da medula é revestido por células ependimárias e contém líquido cefalorraquidiano.

Para acessar a Anatomia do Sistema Nervoso Central, clique aqui.

Bibliografia consultada

JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica / L. Junqueira e José Carneiro. 12ª ed, Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2013.