Sangue
Clique na imagem para ampliá-la
SANGUE
O sangue é um tecido conjuntivo especializado formado pelos elementos figurados (células sanguíneas e plaquetas) e plasma.
O plasma é uma solução aquosa, constituída por vitaminas, aminoácidos, hormônios, glicose, além de imunoglobulinas (anticorpos do sistema imunológico), albumina (importante na manutenção da pressão osmótica do sangue) e proteínas que participam da coagulação sanguínea, como o fibrinogênio.
Os elementos figurados do tecido sanguíneo são as hemácias (eritrócitos, ou glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
As HEMÁCIAS são células anucleadas com formato bicôncavo e cerca de 7,5 µm de diâmetro; possuem a proteína hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue (Figura 1).
Os LEUCÓCITOS são células que participam do sistema imunológico do indivíduo; são produzidos na medula óssea hematógena e utilizam o sangue como meio de transporte. Estão divididos em granulócitos e agranulócitos:
Os granulócitos possuem grânulos citoplasmáticos primários e secundários (ou específicos); existem três tipos celulares diferentes de granulócitos:
- Neutrófilos: possuem núcleos com 1 a 5 lóbulos. Os neutrófilos jovens são chamados de bastonetes, pois seu núcleo ainda não está segmentado. O citoplasma destas células apresentam grânulos de secreção menores que os demais granulócitos (Figura 6 e 7);
- Eosinófilos: apresentam núcleos bilobulados e citoplasma com grandes grânulos de secreção corados pela eosina (Figura 2);
- Basófilos: têm os núcleos na forma da letra S e citoplasmas repletos de grânulos de secreção basófilos que encobrem o núcleo nas preparações histológicas como o esfregaço, ou distensão (Figura 4).
Existem dois tipos de agranulócitos:
- Linfócitos: são células com núcleos grandes e esféricos e pouco citoplasma (aparece como um anel delgado em torno do núcleo). Ao contrário dos outros leucócitos, os linfócitos migram do sangue para os tecidos e depois podem retornar à corrente sanguínea. São separados em dois tipos principais: Linfócitos T e Linfócitos B, diferenciados pelas técnicas de imunohistoquímica (Figura 3).
- Monócitos: são os maiores leucócitos; apresentam núcleo em forma de rim ou ferradura. Os monócitos migram para os tecidos onde se diferenciam em macrófagos (Figura 5).
As PLAQUETAS são fragmentos celulares anucleados, derivados de megacariócitos (grandes células da medula óssea). Participam da hemostasia do sangue.
Para acessar a Anatomia do Sistema Circulatório, clique aqui.
Bibliografia consultada
KIERSZENBAUM, ABRAHAM L. Histologia e Biologia Celular – Uma introdução à patologia. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2ª ed, 2008
JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica / L. Junqueira e José Carneiro. 12ª ed, Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2013