Fígado

Clique na imagem para ampliá-la

Veia porta - 4x

1. Fígado – HE

Veia porta - 4x

Foto ORIGINAL

Veia porta - 10x

2. Fígado – HE

Veia porta - 10x

Foto ORIGINAL

Veia porta - 40x

3. Fígado – HE

Veia porta - 40x

Foto ORIGINAL

Fígado - 40x

4. Fígado – HE

Fígado - 40x

Foto ORIGINAL

Fígado - 100x

5. Fígado – HE

Fígado - 100x

Foto ORIGINAL

 

Fígado

O fígado é revestido por uma espessa camada de tecido conjuntivo, a cápsula de Glisson, composta por fibras colágenas e elásticas e que aumenta de espessura na região do hilo (local onde se insere a veia porta, a artéria hepática, os ductos hepáticos e os vasos linfáticos). Este órgão é formado por quatro lobos e cada lobo é dividido em porções menores, os lóbulos.

As principais células hepáticas são os hepatócitos, células epiteliais enfileiradas que formam os lóbulos hepáticos. No interior dos lóbulos, entre as fileiras de hepatócitos, observa-se os capilares sinusoides. Nos vértices dos lóbulos hepáticos há o espaço porta, formado por um ramo da veia porta, um ramo da artéria hepática, vasos linfáticos e um ducto biliar.

O espaço de Disse é o local entre os hepatócitos e o capilar sinusoide. É a região onde ocorre o metabolismo do sangue pelos hepatócitos. No espaço de Disse também encontra-se as Células estreladas hepáticas, que armazenam lipídios ricos em vitamina A.

Os macrófagos do fígado são chamados de Células de Kupffer e localizam-se entre as células endoteliais dos capilares sinusoides.

Para acessar a Anatomia do Fígado, clique aqui.

Bibliografia consultada

KIERSZENBAUM, ABRAHAM L. Histologia e Biologia Celular – Uma introdução à patologia. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2ª ed, 2008

JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica / L. Junqueira e José Carneiro. 12ª ed, Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2013