Pulmões e Vias Aéreas Inferiores

Clique na imagem para acessar sua descrição

Tórax III

1. Pulmões

DSC05475

Foto ORIGINAL

Tórax IV

2. Pulmões

DSC05474

Foto ORIGINAL

Vias aéreas inferiores

3. Vias Aéreas Inferiores

DSC05553

Foto ORIGINAL

Pulmões e vias aéreas inferiores

 Os pulmões são órgãos que se encontram em par nos dois lados da cavidade torácica, revestidos pela pleuras. Eles são os principais órgãos respiratórios do corpo. Neles ocorrem as trocas gasosas entre o sangue e o ar inspirado trazido pelos brônquios principais, que nada mais são do que ramos da traqueia. As veias pulmonares recebem o oxigênio do ar inspirado levando o sangue oxigenado em direção ao átrio esquerdo do coração, onde é bombeado para o resto do corpo. As artérias pulmonares, por sua vez, trazem o sangue desoxigenado proveniente do ventrículo direito.

Os pulmões possuem forma de cone, possuindo uma base e um ápice, além de duas faces e três margens. A base está em contato com o diafragma; o ápice se projeta para cima da primeira costela e se estende até a raiz do pescoço. A face costal fica em contato com as costelas e a face mediastinal fica conta o mediastino anteriormente e, posteriormente, contra a coluna vertebral. A margem inferior separa a base da face costal e as margens anterior e posterior separam a face costal da face mediastinal.

O pulmão direito é, normalmente, maior que o esquerdo, já que o mediastino médio desvia-se mais para a esquerda por conta do posicionamento do coração.

O pulmão direito possui três lobos e duas fissuras que os separam. A fissura oblíqua separa o lobo inferior do lobo médio e a fissura horizontal separa o lobo superior do médio. O pulmão esquerdo, sendo um pouco menor, possui somente dois lobos separados por uma fissura oblíqua. Cada lobo é ventilado por um dos chamados brônquios lobares, subdivisões do brônquio principal que é uma extensão da traqueia, que ventila o pulmão inteiro.

O sistema respiratório também é composto pela traquéia e pela árvore bronquial, que por sua vez é formada pelos brônquios. A traquéia é uma estrutura tubular que se estende da parte inferior do pescoço até o mediastino, onde se bifurca nos brônquios principais direito e esquerdo. Ela é revestida por anéis incompletos de cartilagem em forma de “C” ligados entre si pelos ligamentos anulares. As cartilagens traqueias fornecem rigidez prevenindo seu próprio colapso, sem, no entanto perder a flexibilidade. A parede posterior do tubo (parede membranácea da traqueia) é desprovida de cartilagem sendo composta de musculatura lisa.

Os brônquios, como mencionado anteriormente, são prolongamentos da traqueia que se bifurcam sucessivamente a partir dos brônquios principais formando os brônquios lobares, seguidos dos segmentares. Ao longo das ramificações os brônquios vão ficando cada vez mais delgados formando os bronquíolos até terminarem nos alvéolos pulmonares, estrutura onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue.

Bibliografia consultada

DANGELO, J.G.. FATTINI, C.A.. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª edição. São Paulo: Atheneu, 2007.

DRAKE, R. L. VOGL, W. MITCHELL, A. W. M. Gray’s Anatomia para Estudantes. 2ª edição. Rio de Janeiro : Editora Elsevier, 2005.