Cavidade Abdominal

Clique na imagem para ampliá-la

Cavidade abdominal II

1. Cavidade Abdominal

DSC05548

Foto ORIGINAL

Cavidade abdominal

2. Cavidade Abdominal

DSC05486

Foto ORIGINAL

Cavidade Abdominal

 O abdome fica posicionado inferiormente ao tórax. É revestido por paredes musculomembranosas que formam uma grande cavidade (a cavidade abdominal), a qual é limitada a cima pelo diafragma e abaixo pela abertura pélvica. O abdome abriga os principais elementos do sistema gastrointestinal, assim como o baço e partes do sistema urinário. As vísceras abdominais incluem:

  • Estômago, intestinos delgado e grosso, fígado, vesícula biliar e pâncreas (componentes do sistema gastrointestinal);
  • Baço;
  • Rins e ureteres (sistema urinário);
  • Glândulas supra-renais;
  • Estruturas neurovasculares;

As vísceras abdominais estão protegidas externamente pelas paredes musculares do abdome. Entretanto grande parte do fígado, vesícula biliar e o estômago, por estarem localizados sob a abóboda do diafragma, são protegidos pelas costelas e parede torácica.

A cavidade abdominal é revestida internamente por uma membrana serosa delgada (o peritônio) que recobre, ao menos parcialmente, a maioria das vísceras. O peritônio parietal reveste as paredes da cavidade enquanto as vísceras são revestidas pelo peritônio visceral. Entre as duas porções está localizada a cavidade peritoneal, um espaço virtual que permite o movimento dos órgãos abdominais recobertos pelo peritônio. As vísceras envoltas e sustentadas pelo peritônio são ditas peritonizadas (ex: estomago, intestinos e baço) enquanto que aquelas localizadas entre o peritônio parietal e a parede abdominal são ditas retroperitoniais (ex: rins e ureteres).

Estômago

O estômago forma a estrutura mais dilatada do trato gastrointestinal, tendo um formato de “J”.  Localizado entre a porção abdominal do esôfago e o intestino delgado, o estômago é divido em quatro regiões:

  • Cárdia: localizada nas imediações da abertura do esôfago (óstio cárdico);
  • Fundo gástrico: a porção superior do estômago, localizada acima do nível do óstio cárdico;
  • Corpo do estômago: maior porção do órgão;
  • Parte pilórica: é porção mais distal do estômago e termina no óstio pilórico que se abre para o duodeno (intestino delgado).

Intestino delgado

É a porção mais longa do trato gastrointestinal, estendendo-se do óstio pilórico do estômago até o lábio ileocecal, medindo cerca de 6-7m de comprimento. Está dividido em três regiões:

  • Duodeno: é a primeira região do intestino delgado, sendo em grande parte uma estrutura retroperitonial. Possui formato de “C” e cerca de 20-25 cm de comprimento. Localizado acima do nível do umbigo, fica adjacente ao pâncreas. No duodeno desembocam o ducto colédoco, o ducto pancreático e o ducto pancreático acessório.
  • Jejuno e Íleo: formão o restante da porção distal do intestino delgado. Diferem entre si principalmente pela espessura das peredes (sendo, estas, mais espessas no jejuno) e pela organização da vascularização. O Íleo abre-se no intestino grosso, formando projeções ao redor da abertura, chamada lábio ileocecal. Um esfíncter formado pela musculatura do íleo regula a passagem de conteúdo para o ceco e impede o refluxo.

Intestino Grosso

O intestino grosso estende-se da porção terminal distal do íleo até o ânus, com uma distância de aproximadamente 1,5m. Pode ser dividido em ceco, apêndice, colo (ascendente, transverso, descendente e sigmoide), reto e canal anal.

Para acessar a Histologia do Sistema Digestório, clique aqui.

Bibliografia consultada

DANGELO, J.G.. FATTINI, C.A.. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª edição. São Paulo: Atheneu, 2007.

DRAKE, R. L.. VOGL, W.. MITCHELL, A. W. M. Gray’s Anatomia para Estudantes. 2ª edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.