Pulmão

Clique na imagem para ampliá-la​​

1. Pulmão – HE

Foto ORIGINAL

Pulmão – 40x (editado)

2. Pulmão – HE

Pulmão – 40x (editado)

Foto ORIGINAL

Bronquíolos

São segmentos intralobulares, tendo diâmetro de 1 mm ou menos: não apresentam cartilagem, glândulas ou nódulos linfáticos. O epitélio, nas porções iniciais, é cilíndrico simples ciliado, passando a cúbico simples, ciliado ou não, na porção final. As células caliciformes em menor número ou ausentes. O epitélio dos bronquíolos apresenta regiões especializadas denominadas corpos neuroepiteliais. Cada corpo neuroepitelial é constituído por 80 a 100 células que contêm grânulos de secreção e recebem terminações nervosas colinérgicas. A lâmina própria dos bronquíolos é delgada e rica em fibras elásticas. Segue-se à mucosa uma camada muscular lisa cujas células se entrelaçam com as fibras elásticas, as quais se estendem para fora, continuando com a estrutura esponjosa do parênquima pulmonar.

Quando se compara a espessura das paredes dos brônquios com a dos bronquíolos, nota-se que a musculatura bronquiolar é relativamente mais desenvolvida que a brônquica.

Alvéolos

São estruturas encontradas nos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos respiratórios; constituem as últimas porções da árvore brônquica, sendo os responsáveis pela estrutura esponjosa do parênquima pulmonar. São pequenas bolsas semelhantes aos favos de colmeia, abertas de um lado, cujas paredes são constituídas por uma camada epitelial fina que se apoia em um tecido conjuntivo delicado, no qual há uma rica rede de capilares sanguíneos.

Para acessar a Anatomia do Sistema Respiratório, clique aqui.

Bibliografia consultada

KIERSZENBAUM, ABRAHAM L. Histologia e Biologia Celular – Uma introdução à patologia. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2ª ed, 2008

JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 11ª ed, 2011.

GARTNER, L. P. & HIATT, J. L. Tratado de Histologia em Cores. Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 3ª ed, 2007.