Sistema Reprodutor Feminino

Clique na imagem para ampliá-la

Sistema Reprodutor Feminino.png

Sistema Reprodutor Feminino

DSC05570

Foto ORIGINAL

 

Sistema Reprodutor Feminino

Os órgãos do sistema reprodutor feminino estão localizados na cavidade pélvica e no períneo, entretanto durante a gravidez o útero expande-se para o abdome. É composto de um par de ovários, as tubas uterinas, o útero, a vagina.

Ovários

Os ovários são pequenos órgãos em formato de amêndoa, com cerca de 3 cm de comprimento. Adjacentes à parede pélvica lateral logo abaixo da entrada pélvica. Eles estão suspensos por uma dobra de peritônio chamada mesovário. Os ovários são responsáveis pela produção de óvulos (oogênese). Os óvulos maduros são liberados na cavidade peritoneal e capturados pelas extremidades das tubas uterinas (fímbrias).

Tubas uterinas

As tubas uterinas estendem-se de cada lado da extremidade superior do corpo do útero e vão até a parede pélvica lateral. As tubas possuem extremidades expandidas em forma de trompete, chamadas infundíbulos, que se abrem na cavidade peritoneal. Estas se curvam em torno dos ovários e possuem em suas margens pequenas projeções em forma de dedos (fímbrias) para auxiliar no movimento do óvulo em direção à luz da tuba. Medialmente, a luz das tubas expande-se formando uma região chamada ampola, que logo se estreita antes de se unir ao corpo do útero, formando o istmo.

Útero

O útero é um órgão muscular de paredes espessas, localizado entre a bexiga e o reto, que se une à vagina. Pode ser divido em corpo e colo. O corpo do útero é achatado ântero-posteriormente com uma estreita cavidade e possui uma extremidade superior arredonda (o fundo do útero). O colo uterino compõe a parte inferior do útero, com forma de cilindro curto e largo.  Possui um canal central que se abre para a cavidade do útero (orifício interno) e para a vagina (orifício externo).

Vagina

A vagina é um tubo fibromuscular distensível que se estende do períneo, passa pelo assoalho pélvico e entra na cavidade pélvica. Apresenta uma expansão em sua extremidade interna, a cúpula vaginal, próxima ao colo do útero, para acomodar o sêmen. Inferiormente a vagina se abre em posição posterior à abertura externa da uretra, sendo ambas envoltas pelos pequenos e grandes lábios.

Bibliografia consultada

DRAKE, R.L.; VOGL, W.; MITCHELL, A.W.M. Gray’s, Anatomia para Estudantes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.