Vias Aéreas Superiores

Clique na imagem para ampliá-la

Viscerocrânio (corte sagital)

Vias Aéreas Superiores

DSC05534

Foto ORIGINAL

 

Vias aéreas superiores

 O sistema respiratório é responsável por transportar o ar para dentro dos pulmões e promover as trocas gasosas desse ar atmosférico com o sangue. Os órgãos que compõe o sistema respiratório são divididos em uma porção condutora e uma respiratória. A porção condutora é responsável por conduzir (filtrar, purificar, aquecer e umidificar) o ar para dentro dos pulmões. Já a porção respiratória tem a função de promover as trocas gasosas.

A porção condutora é composta pelo nariz, cavidade nasal, seios paranasais, faringe, laringe, traquéia e brônquios.

A porção inicial do sistema respiratório é composta pelo nariz e pela cavidade nasal. Esta última inicia-se nas narinas e termina nas coanas, que comunicam a cavidade nasal com a faringe. Esta cavidade é divida em metades esquerda e direita pelo septo nasal. Na parede lateral das duas encontram-se as conchas nasais superiores, médias e inferiores. As duas primeiras pertencem ao osso etmoide, enquanto a concha inferior é um osso individualizado. Também na cavidade nasal encontram-se os seios paranasais, que são cavidades pneumáticas localizadas dentro dos ossos da face e do crânio, são eles: seio maxilar, esfenoidal, etmoidal e frontal.  Toda a cavidade é revestida por mucosa sendo esta do tipo respiratória ou olfativa. A mucosa respiratória aquece e umedece o ar que entra. A mucosa olfativa está restrita a concha nasal superior e ao terço superior do septo nasal, ali se encontram os feixes de fibras nervosas que formam o nervo olfatório.

O ar é então conduzido da cavidade nasal para a laringe e então, através da abertura da cartilagem epiglote, entra nas vias aéreas inferiores.

Bibliografia consultada

DANGELO, J.G.. FATTINI, C.A.. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3ª edição. São Paulo: Atheneu, 2007.

DRAKE, R. L. VOGL, W. MITCHELL, A. W. M. Gray’s Anatomia para Estudantes. 2ª edição. Rio de Janeiro : Editora Elsevier, 2005.