Anatomia – Sistema Urinário
Clique na imagem para acessar sua descrição
Sistema Urinário
O sistema urinário é formado por estruturas retroperitoniais (rins e ureteres) e pélvicas (bexiga e uretra)
Rins
São órgãos com formato de grão de feijão localizados em posição retroperitonial na região da parede posterior da cavidade abdominal. Cada rim é envolto por uma cápsula fibrosa de parede lisa, a fáscia renal que está associada a gordura perirenal (tecido adiposo que envolve todo o rim). Em suas margens mediais localiza-se o hilo renal, uma fenda vertical profunda pela qual passam os vasos sanguíneos, linfáticos e nervos que penetram ou deixam o órgão.
Internamente os rins podem ser divididos em duas regiões. O córtex renal, que forma uma camada de tecido fino que envolve a medula renal, que fica no centro do órgão. O córtex projeta extensões chamadas colunas renais que dividem a medula em agregados de tecido de forma triangular, formado as pirâmides renais. A base das pirâmides fica voltado para o córtex, enquanto que o ápice se projeta para medula. Os ápices de cada pirâmide formam as papilas renais, que são envolvidas pelos cálices renais menores. Estes são as porções distais dos tubos que formarão os ureteres e são responsáveis por coletar a urina. No seio renal os cálices renais menores se unem para formar os cálices renais maiores. A união de dois ou três cálices maiores forma a pelve renal, região em forma de funil que dará origem aos ureteres.
Ureteres
São tubos musculares que transportam a urina dos rins para a bexiga. São estruturas contínuas à pelve renal, com trajeto descendente junto a parede posterior do abdome e paredes da pelve. Eles descem retroperitonialmente cruzando a artéria ilíaca comum ou a artéria ilíaca externa na cavidade pélvica e unem-se a bexiga no assoalho pélvico.
Bexiga
A bexiga é o órgão mais anterior das na cavidade pélvica relacionado com o armazenamento de urina. Está situada inteiramente na cavidade pélvica, entretanto quando cheia expande-se para o abdome. Ela tem forma de uma pirâmide, cujos três lados tombaram sobre suas margens. Possui um ápice, voltado para sínfise púbica e uma base, com formato de triangulo invertido, voltado para a parte póstero-inferior. Os ureteres entram na bexiga em sua parte posterior e lateral. Possui ainda três superfícies (faces), uma superior, voltada para o abdômen e duas ínfero-laterais voltadas para as laterais da cavidade pélvica.
Uretra
A uretra inicia-se na base da bexiga e termina com uma abertura externa no períneo. Dentro desse plano básico ela segue vias diferentes em homens e mulheres.
Nas mulheres a uretra é curta. Com cerca de 4 cm, passa pelo assoalho pélvico, atravessa a região perineal profunda e a membrana perineal abrindo-se no vestíbulo, situado entre os lábios menores.
Nos homens, pelo contrário, a uretra é longa, com cerca de 20 cm de comprimento. Começa na bexiga, passando inferiormente através da próstata (uretra prostática), continua através da região perineal profunda e membrana perineal (uretra membranosa). Por último segue pela extremidade proximal do pênis, atravessando o tecido erétil (uretra esponjosa) até abrir-se para o meio externo, na fenda sagital da extremidade distal do pênis (glande). Pode ser dividida em quatro partes: prostática (que atravessa a próstata), membranosa (onde se localiza o esfíncter externo da uretra) e esponjosa (que atravessa o tecido esponjoso erétil do pênis).
Bibliografia consultada
DRAKE, R. L. VOGL, W. MITCHELL, A. W. M. Gray’s Anatomia para Estudantes. 2ª edição. Rio de Janeiro : Editora Elsevier, 2005.