Tecido Nervoso

Tecido nervoso

O tecido nervoso apresenta dois tipos celulares: os neurônios e as células da glia, ou neuroglia. Os neurônios são as principais células do tecido nervoso, especializadas em receber estímulos, processá-los e enviar as respostas através de impulsos nervosos. As células da glia fornecem suporte físico e metabólico aos neurônios. No SNC. há uma segregação entre os corpos celulares dos neurônios e seus prolongamentos, isso faz com que sejam reconhecidas duas porções distintas, denominadas de substância cinzenta e substância branca.

A substância cinzenta é formada principalmente pelos corpos celulares de neurônios e células da glia. A substância branca é composta pelas fibras mielinizadas (formada por axônios e sua bainha de mielina) e células da glia; seu nome se origina pelo aspecto esbranquiçado da mielina.

Neurônios

Os neurônios são formados pelo corpo celular, ou pericário, que contém o núcleo e do qual partem os seus prolongamentos, os dendritos e o axônio.

  • Corpo celular: é a parte do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma em volta; o citoplasma é rico em retículo endoplasmático rugoso e polirribossomos livres (histologicamente são conhecidos como corpúsculo de Nissl por sua coloração basófila), complexo de Golgi, mitocôndrias e neurofilamentos (filamentos intermediários).
  • Dendritos: são prolongamentos que partem do corpo celular e são especializados em receber impulsos trazidos por terminais axônicos de outros neurônios. A composição do citoplasma é parecida com a do corpo celular, mas não apresentam complexo de Golgi.
  • Axônio: é um prolongamento único que se origina do corpo celular e são especializados em transmitir os impulsos nervosos; alguns axônios são mielinizados, formando fibras de nervos mielinizados. Os axônios tem diâmetro constante e não se ramificam como os dendritos, seu citoplasma contém poucas mitocôndrias, algumas cisternas de retículo endoplasmático liso e muitos neurofilamentos e microtúbulos. Morfologicamente, há três tipos de neurônios: os multipolares (vários dendritos saem do corpo celular), os bipolares (apenas um dendrito sai do corpo celular) e os pseudounipolares (um prolongamento único sai do corpo celular e se ramifica em dois, um funciona como dendrito e o outro como axônio).

Células da Glia

  • Astrócitos: são células com formato estrelado e múltiplos prolongamentos citoplasmáticos. Estas células contêm feixes de filamentos intermediários por proteína fibrilar ácida da glia. Os astrócitos fornecem suporte metabólico e físico para os neurônios. A porção final dos seus prolongamentos citoplasmáticos, os pés-vasculares, isolam os neurônios dos capilares sanguíneos e da pia-máter.
  • Oligodendrócitos: São as células responsáveis por sintetizar a bainha de mielina no SNC, através de seus prolongamentos citoplasmáticos envolvendo os axônios dos neurônios.
  • Microglia: São células pequenas e alongadas, com prolongamentos citoplasmáticos curtos e irregulares. São células fagocitárias com função de defesa do SNC e se originam de células precursoras da medula óssea hematógena.
  • Células Ependimárias: são células colunares que revestem os ventrículos do cérebro e o canal central da medula espinhal.
  • Células de Schwann: produzem a bainha de mielina no SNP.
  • Células satélite: envolvem os corpos celulares dos neurônios e dos gânglios do SNP.

 

Para acessar a Histologia do Sistema Nervoso Periférico  clique aqui.

Para acessar a Histologia do Sistema Nervoso Central clique aqui.

Para acessar a Anatomia do sistema nervoso, clique aqui.

Bibliografia consultada

JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica / L. Junqueira e José Carneiro. 12ª ed, Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2013