Tecido Adiposo
Tecido Adiposo
O tecido adiposo é caracterizado pela predominância de adipócitos, células especializadas em armazenamento de energia na forma de triglicerídeos. geralmente estão agregadas em grande quantidade pelo corpo, formando o tecido conjuntivo adiposo, mas também podem estar isoladas ou em pequenos grupos de tecido conjuntivo frouxo.
Outras funções do tecido adiposo são: absorção de choques e impactos, como nas palmas das mãos e na sola dos pés; molde da forma corporal, já que está localizado sob a pele; isolamento térmico; preenchimento dos espaços e a secreção de moléculas, como hormônios. É um tecido vascularizado, dividido em tecido adiposo unilocular e tecido adiposo multilocular, de acordo com a morfologia dos adipócitos.
- Tecido adiposo unilocular: o adipócito apresenta núcleo periférico e uma única gotícula lipídica que ocupa a maior parte do citoplasma da célula. A clivagem destes lipídeos gera energia na forma de ATP. Forma a maior parte do tecido adiposo encontrado nos seres humanos.
- Tecido adiposo multilocular: o adipócito apresenta núcleo central e várias gotículas lipídicas em seu citoplasma. A clivagem desses lipídeos gera calor. Nos seres humanos, encontra-se em maior quantidade nos fetos e recém-nascidos, pois auxiliam na produção de calor. Também é fundamental nos animais que hibernam.
Bibliografia consultada
GENESER, F. Histologia: com bases moleculares. 3ªed. Buenos Aires: Médica Panamericana / Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
JUNQUEIRA, L. C. U. Histologia básica / L. Junqueira e José Carneiro. 12ª ed, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.