Morfologia Celular
O tamanho, a forma e as estruturas das células são muito diferentes e correspondem às suas funções especializadas, que estão a serviço do organismo como um todo.
Células ganglionares espinais – são esféricas, elípticas e piriformes.
Células nervosas multipolares – neurônios motores ao qual maior parte de sua forma concentra-se em determinada região com prolongamentos por extensas trajetórias.
Células Musculares Lisas – forma de fita ou de fuso, o núcleo em forma de bastonete ocupa a posição central. Medem entre 15 e 200um, em útero grávido pode chegar a 1000um de comprimento. Em células contraídas ela adquire às vezes forma serpenteada ou de saca rolhas.
Fibrócitos – Fibroblastos – células do tecido conjuntivo, em parte são arredondadas em parte são alongadas, planas, dotadas de prolongamentos membranosos ou em forma de agulha. Frequentemente eles formam um arranjo reticular e tocam-se por meio de seus prolongamentos. Possui núcleos grandes, geralmente ovais.
Célula de Purkinje – Córtex cerebelar – Os dendritos, possuem expansões ramiformes, partem do corpo celular das células de Purkinje que apresentam forma de pera. Os dendritos, extraordinariamente finos e ramificados sempre em um plano, chegam até a superfície do córtex.
Ovócito – forma arredondada.
Espermatozoide – formato oval em uma extremidade, ao longo de seu corpo em forma de fita formando o flagelo. Forma adequada para o seu movimento durante possível fecundação.